A ‘guerra civil’ no Partido Republicano dos EUA I AO PONTO



A ‘guerra civil’ no Partido Republicano dos EUA I AO PONTO

A ‘guerra civil’ no Partido Republicano dos EUA I AO PONTO

O republicano Kevin McCarthy foi destituído do cargo de presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, algo que jamais havia acontecido na História do país, após uma manobra liderada pela ala mais extremista do partido. Foi o ápice de meses de conflitos internos, que envolveram pautas como o impeachment de Joe Biden — uma concessão do próprio McCarthy para que os extremistas aceitassem sua liderança — e um acordo para manter o governo federal funcionando até o fim do ano, algo que a facção mais radical do Partido Republicano considerou inaceitável.

Depois da votação na terça-feira, o deputado Patrick McHenry, republicano da Carolina do Norte, foi nomeado presidente interino da Câmara, com a função de liderar a eleição de um novo presidente. A primeira votação está prevista para quarta-feira, 11 de outubro, mas dada a peculiaridade da situação, não é possível estabelecer como o processo será conduzido, tampouco quando será finalizado.

Na lista de possíveis nomes que podem ocupar o cargo, alguns republicanos chegaram a sugerir o ex-presidente Donald Trump — a deputada Marjorie Taylor Greene, conhecida por sua afeição a teorias da conspiração, como o QAnon, alegou que Trump é “o único candidato a presidente da Câmara que apoio atualmente”. Pela Constituição, a indicação é possível, e caso Trump, que hoje enfrenta uma série de processos na Justiça, receba a maioria dos votos ele será conduzido à Presidência da Casa.

Enquanto não há uma definição, a pauta ficará travada, o que não é exatamente interessante para a Casa Branca. O governo Biden quer avançar com as negociações sobre uma medida para garantir o orçamento federal até o final do ano — no sábado, um acordo foi fechado para manter o financiamento por 45 dias, um prazo que chega ao fim em meados do mês que vem. Há ainda planos envolvendo um novo pacote de apoio financeiro à Ucrânia e medidas relacionadas à imigração, considerado um calcanhar de Aquiles para o democrata.

No episódio do Ao Ponto desta quinta-feira, o colunista do GLOBO Guga Chacra fala sobre a ‘guerra civil’ no Partido Republicano, como o Partido Democrata tenta usar a crise para explorar as fissuras na oposição, e como as turbulências em Washington podem impactar as eleições do ano que vem.

Spotify (https://spoti.fi/2LWcVDG)
iTunes (https://apple.co/2LUj2IJ)

ASSINE O GLOBO: http://assineoglobo.globo.com/
INSCREVA-SE NO CANAL: http://bit.ly/2BQvqB4

O SITE: https://www.oglobo.globo.com
O FACEBOOK: https://www.facebook.com/jornaloglobo
O TWITTER: https://twitter.com/jornaloglobo

Comments are closed.