ESP32 + Arduino + ATV630: Implementando a comunicação Modbus TCP/IP



ESP32 + Arduino + ATV630: Implementando a comunicação Modbus TCP/IP

ESP32 + Arduino + ATV630: Implementando a comunicação Modbus TCP/IP

A comunicação entre os equipamentos industriais é uma realidade que evolui constantemente. Com isso, existem mais protocolos usando a rede Ethernet, pela sua robustez, velocidade e popularidade.

Com a adoção do IOT, a comunicação com os dispositivos visa objetivos muito além da parte básica de funcionamento. Compreende agora a disponibilização de informações em tempo real de produção, performance, estatística de erros, prevenção de falhas, dentre outras.

Nesse vídeo eu apresento a implementação do protocolo Modbus TCP/IP, usando a rede Ethernet (cabeada e WiFi), usando um módulo ESP32, programado na interface Arduino, para ler dados de um inversor Schneider ATV630.

O uso do ESP32 abre um leque muito grande de opções, pois é uma ferramenta poderosa e fácil de usar, que não requer hardware externo para conexão (passagem de cabos, estrutura de contenção, etc).

Dada a versatilidade deste sistema, ele pode ser usado como base para você desenvolver aplicações para outros inversores, IHMs, CLPs e Automação Residencial.

Espero que tenha gostado deste vídeo.
Se tiver sugestões ou duvidas, poste nos comentários.

Estamos desenvolvendo um novo site, para postar todo o conteúdo do vídeo.
Caso você queria o código do vídeo, entre em contato através do e-mail abaixo, que lhe retornaremos o mais rápido possível.

Equipe DriveAT
[email protected]

. .

Comments are closed.