Curso de Java #02 – Como Funciona o Java – Gustavo Guanabara



Curso de Java #02 – Como Funciona o Java – Gustavo Guanabara

Curso de Java #02 - Como Funciona o Java - Gustavo Guanabara

Aula completa em http://www.cursoemvideo.com/lesson/funcionamento-java-curso-de-java/

Como funciona o Java? Você sabe o que é JVM, JRE, JDK, JavaC, bytecode? É exatamente isso que você vai aprender durante essa aula.

O JavaC (Java Compiler) vai transformar o Código Fonte Java em Bytecode, um código específico que vai executar em uma Máquina Virtual Java (Java Virtual Machine – JVM).

Uma JVM é uma solução de software capaz de executar bytecode em qualquer máquina, independente da plataforma que o Código Fonte foi compilado. Java é multiplataforma sem a necessidade de recompilação.

A JVM é composta por várias partes internas, como por exemplo Loader, Verificador, Interpretador, Gerenciador de Memória e Compilador JIT (Just in Time).

Atualmente existem JVMs em várias plataformas, como Computadores Pessoais (Windows, Linux, MacOS), dispositivos móveis (Android) e até mesmo os modernos wearables (relógios inteligentes, óculos inteligentes).

O princípio de funcionamento desse mecanismo explicado acima é conhecido pela sigla WORA (Write Once Run Anywhere) que significa “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar”.

JRE (Java Runtime Environment) é um conjunto de software que forma um ambiente para a execução de bytecodes feitos em Java. Ela é composta da JVM e bibliotecas adicionais.

JDK (Java Development Kit) é um conjunto de programas que todo programador Java deve ter. Ele é um kit de desenvolvimento Java composto pela JRE (item acima), o JavaLang, o JavaTools (JavaC, Debugger, APIs). Além disso, você ainda pode adicionar uma IDE para facilitar o desenvolvimento Java.

As IDEs mais conhecidas são o Eclipse, o IntelliJ e o NetBeans. O Curso em Vídeo de Java vai adotar o NetBeans para o aprendizado da Linguagem Java.

Na próxima aula, veremos as versões do Java que usaremos (SE/EE/ME), em qual lugar vamos fazer o download do JDK para o Java SE e veremos as instruções para a instalação da plataforma Java que será utilizada durante todo o curso.

Até lá!

Aula do Curso de Java criado pelo professor Gustavo Guanabara para o portal CursoemVideo.com.

Curso em Vídeo
Site: http://www.cursoemvideo.com
YouTube: http://www.youtube.com/cursosemvideo
Facebook: http://www.facebook.com/cursosemvideo
Twitter: http://twitter.com/cursosemvideo
Google+: http://plus.google.com/112666558837414979080

Patrocínio
HOSTNET: http://www.hostnet.com.br
SISTEMA EDUCANDUS: http://www.sistemaeducandus.com.br
EDUCANDUS ONLINE: http://www.educandusonline.com.br

Comments are closed.