Pen drive inicializável a partir do Linux Mint | Boot USB | Gravar imagem ISO



Pen drive inicializável a partir do Linux Mint | Boot USB | Gravar imagem ISO

Pen drive inicializável a partir do Linux Mint | Boot USB | Gravar imagem ISO

Como preparar um pen drive bootável a partir do Linux Mint. Como um pen drive bootável é possível instalar um sistema operacional em um computador ou notebook a partir de uma porta USB. O sistema pode ser o Windows 11, Windows 10, Debian, Ubuntu, Manjaro ou qualquer outra distribuição Linux.

O gravador de imagem USB está disponível por padrão na distribuição Linux Mint, mas também pode ser encontrada em diversas outras distribuições. Se o computador veio com o Linux Mint instalado e você quer remover o Linux Mint e instalar alguma versão do Windows, como o Windows 11 ou o Windows 10, o gravador de imagem USB é o programa certo para poder gravar a imagem do Windows 11 ou Windows 10 em um pen drive, para que o computador seja formatado e o Windows seja instalado. Para isso é preciso fazer o download da ISO do Windows a partir do site da microsoft, nos links abaixo.

Windows 10 download: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
Windows 11 download: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11

Como o gravador de imagem USB é capaz de gravar qualquer imagem .ISO ou .IMG, ele também pode ser utilizado para criar um pen drive bootável para fazer a instalação de distribuições LInux, como o Debian, que é uma distribuição muito utilizada em servidores, mas não deixando de ser utilizada em estações de trabalho de vários usuários. Lembrando que o Debian Linux é a distribuição “pai” e “avô” de diversas outras distribuições, pois muitas distribuições Linux como o Ubuntu e o LMDE são baseadas no Debian.

Como o Ubuntu é baseado no Debian e existem várias distribuições são baseadas no Ubuntu, isso torna o Debian, “avô” de várias distribuições.

Logo Linux Mint: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Logo_Linux_Mint.png

Comments are closed.