#engenhariadesoftware #dba #programador #bsncodedados #erp #frontend #backend



#engenhariadesoftware #dba #programador #bsncodedados #erp #frontend #backend

#engenhariadesoftware #dba #programador #bsncodedados #erp #frontend #backend

Usando a tecnologia da maneira correta
#dbms #engenhariadesoftware #dba

Foreign key, integridade referencial, trigger, stored procedures foram feitos para serem usados e implementar as regras do projeto, do negócio nestes recursos. Ou seja, é no DBMS, SGBD, DATABASE ou sistema gerenciador de banco de dados; ou como você queira chamar; que isto tem que ficar e pronto!

Atualmente até o Mysql que é free têm tudo isto! Sem falar os grandes DBMS como Oracle, MsSql, PostgressSql e outros, em que isto básico, para a maioria dos projetos também são gratuitos!

Mas parece que o purismo de muitos nerds inventam de colocar isto numa classe que ele desenvolveu. E acha bonito chamar isto de “desacoplamento”.

Mas na ‘lata’ e sem frescuras? Está COMPRANDO problemas graves com suas próprias mãos! E gerando suporte e elevando a curva e custo da manutenção astronomicamente!

Pois, são erros difíceis de depurar e resolver com a aplicação em produção! E só vão ocorrer na produção! Dificilmente em um ambiente de testes, por melhor que seja, irão ocorrer massa, volume e concorrência de registros para gerar estes erros.

São falhas de TWO FASE COMMIT, DEAD LOCK e datas e horas discrepantes por virem de servidor de banco de dados e servidor de aplicação diferentes! Além de todas se brechas que se abrem para até a própria equipe de (Dev) Desenvolvimento, cometer erros de codificação sem serem notificados pelo que deveria ser o padrão e já está lá! É só usar!

Use os recursos com inteligência!

Não reinvente a roda! Classe é lugar para implementar interfaces, CRUD, processos, navegabilidades, Estados e comunicação. Se é manipulação, gerenciamento e armazenamento de dados têm que estar no DBMS!

E se virem com conversa fiada de Bancos de dados NoSql fora de contexto, e com blá blá blá, que é mais rápido…., ouça, retenha o que é bom e volte para o DBMS!

NoSql é bom e serve e muito bem para outras coisas!

Mas não faz o que um DBMS modelo relacional, que implementa maravilhosamente a teoria de conjuntos do mundo real; faz!

Cada tecnologia para seu devido lugar! Se liga!