COMO PEIXÃO VIROU REI DO COMPLEXO DE ISRAEL (TCP) ENTENDA !!!! #favela #riodejaneiro #tcp



COMO PEIXÃO VIROU REI DO COMPLEXO DE ISRAEL (TCP) ENTENDA !!!! #favela #riodejaneiro #tcp

COMO PEIXÃO VIROU REI DO COMPLEXO DE ISRAEL (TCP) ENTENDA !!!! #favela #riodejaneiro #tcp

Em meados de 2016, Alvinho estava obcecado com uma ideia: “Libertar o povo da Alta”, como é chamada a comunidade da Cidade Alta. Durante meses, só pensava num jeito de tomar o controle daquele conjunto habitacional em Cordovil, Zona Norte do Rio, vizinho a Parada de Lucas, favela que o traficante já controlava com uma receita básica: assistencialismo e mão de ferro.

Alvinho é o apelido de infância de Álvaro Malaquias Santa Rosa, de 34 anos, hoje conhecido como Peixão, o idealizador e chefe do Complexo de Israel, um conjunto de favelas na Zona Norte do Rio ocupado pela Polícia Militar na última segunda-feira (25) por “tempo indeterminado”.

Há pouco mais de seis anos, é Peixão quem dá as cartas na região. Naquele ano de 2016, ele deixou passar as Olimpíadas do Rio, para não chamar a atenção da polícia, e invadiu a Cidade Alta. De acordo com a polícia, a união dessas cinco comunidades forma o Complexo de Israel — Foto: Reprodução

Aos poucos, foi expandindo seus domínios para as favelas vizinhas como Pica-Pau e, mais recentemente, a Cinco Bocas, formando com Parada de Lucas e Vigário Geral o Complexo de Israel. Casa do traficante Peixão em Parada de Lucas tem academia, piscina e hidromassagem

Peixão – ou melhor, Alvinho – foi criado pela mãe, umbandista, que recebia santo (o Erê) vestida de branco, comia pipoca e doces de criança na esquina da Avenida Brasil.

Hoje adota e prega um discurso de “povo escolhido”. Mandou colocar a Estrela de Davi no topo da Cidade Alta e desenhou as bandeiras de Israel por toda parte. Seu bando passou a ser chamado de Tropa do Aarão.

Peixão mandou tirar a imagem da santa ao lado de campo de futebol na favela Cinco Bocas

A influência evangélica fez também com que as favelas fossem desenhadas com passagens bíblicas. Na esteira disso, veio a intolerância religiosa. Terreiros foram proibidos e imagens de santa retiradas (veja na imagem acima).

No alto da Cidade Alta, na Zona Norte do Rio, os criminosos colocaram uma estrela de Davi .
tentando angariar a simpatia de moradores. Fez escola assim.

No início dos anos 2000, passou o comando de Lucas para Cauã da Conceição Pereira, o Furica ou Falcão. Robertinho acabou assassinado em 2005, num crime jamais esclarecido.

Furica, então, colocou em prática o plano de expansão dos poderes de sua quadrilha. No fim daquele mesmo ano, segundo denúncia de moradores, o traficante alugou um caveirão da PM, sequestrou e matou oito jovens na vizinha Vigário Geral. Os corpos jamais apareceram – outra marca registrada do tráfico da região.

Furica chegou a ser preso no início de 2006, mas logo foi solto. E já tinha como um de seus seguranças um menino franzino que usava radiotransmissor na cintura e uma bolsa atravessada. E foi Furica que deu início a essa relação de Peixão com pastores que perdura até hoje.

Em uma operação, a Polícia Civil matou Furica, em agosto de 2008. Em seu lugar, ficou José Carlos Lopes, o Chopp, morto em um golpe interno em 2010. A favela, então, ficou sob o controle de Ronaldo atocha Dias da Silfa, o Tião.

De acordo com investigadores, as traições internas – resultando em outras mortes de lideranças do crime na região, como Branco, Targino – fizeram com que Peixão se afastasse da favela..

Foi na volta desse passeio que os policiais chegaram perto de sua captura. Os agentes estavam em uma outra operação, no Jacarezinho, quando receberam a informação de que Peixão estava voltando do Sul. Correram para a Rodovia Presidente Dutra, prepararam uma blitz, mas Peixão conseguiu trocar de carro.

Parou num posto de gasolina, na altura de Vilar dos Teles, e entregou o Kicks para um homem de sua confiança. Quando os policiais pararam o carro, o traficante não estava dentro. O veículo estava sendo dirigindo por um policial militar. Peixão tinha entrado num outro veículo, um Linea, e escapou do cerco.
Quadrilha aterroriza moradores da região de Brás de Pina, Cordovil e Parada de Lucas

Um levantamento com ex moradores e policiais apontou que pelo menos 25 pessoas desapareceram nos últimos oito anos, em bairros e favelas da região do Complexo de Israel.

Alguns dos desaparecidos são pessoas inocentes, trabalhadoras, que disseram “não” para os traficantes .